Para muita gente a espera pela casa própria finalmente está chegando ao fim. Uma conjunção de fatores deverá culminar, muito em breve, na mais baixa taxa histórica do crédito imobiliário.
Com isso, o financiamento, que já está bastante acessível, ficará ainda mais fácil para uma parcela maior da população.
Veja por que o cenário que hoje já é tão bom para o financiamento promete ficar ainda melhor nos próximos meses.
Inflação sob controle, taxa Selic a 6% ao ano e uma concorrência acirrada entre os bancos para conseguir a atenção – e a conta – do consumidor. O cenário é ótimo para quem não pode comprar imóvel à vista, mas tudo indica que ficará ainda melhor.
Segundo o Banco Central, em junho, por exemplo, a taxa média do crédito imobiliário ficou em 7,73% ao ano. O índice perdeu apenas para o de fevereiro de 2013, quando chegou a 7,69% a.a., o mais baixo da série.
A diferença é que na época a Selic havia sido baixada artificialmente para 7,25% ao ano, o que não sustentou os juros baixos por muito tempo.
Para se ter uma ideia, a taxa sofreu aumentos sucessivos ao longo dos meses, chegando a estratosféricos 14,25% em setembro de 2015. Hoje o cenário é bem diferente, já que a inflação baixa (3,22% ao ano) e os ajustes fiscais baixaram a Selic “naturalmente” para 6%.
A questão é que essa queda da Selic não deve parar por aí. De acordo com os economistas, a expectativa é que a taxa caia ainda mais, podendo chegar, ainda em 2019, a 4,75% a.a.. Com isso e a concorrência entre as instituições financeiras, a taxa do crédito imobiliário deve atingir o mais baixo índice da História.
Na prática, os economistas acreditam que a redução de cada ponto percentual na Selic corresponda 7% ou 8% a menos na parcela do crédito imobiliário. Com isso, o financiamento fica cada vez mais fácil de caber no bolso e o sonho da casa própria se tornar realidade.
Para quem já tem seu imóvel, a hora é perfeita para adquirir uma segunda casa para veraneio ou investimento.
Com o mercado imobiliário em recuperação e o valor em uma ascendência gradual mas sólida, a estimativa é que dentro dos próximos três ou quatro anos o preço dos imóveis esteja estabilizado em um patamar bastante razoável.
Por outro lado, o novo modelo de crédito imobiliário disponibilizado pela Caixa no último dia 20 de agosto deve deixar as parcelas até 51% mais baratas em relação ao modelo antigo.
A partir de agora os novos contratos firmados com correção pelo IPCA – e não mais pela TR (Taxa Referencial), que está zerada – terão taxas fixas entre 2,95% e 4,95% ao ano.
O crédito imobiliário pelo IPCA da Caixa vai financiar até 80% do valor do imóvel em até 360 meses, com limite de comprometimento de renda de 20% – e não 30% como pela TR.
O financiamento imobiliário pelo IPCA será aplicado nos novos contratos atrelados ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), mas as linhas atreladas à TR serão mantidas.
As taxas mais baixas, a Selic baixa com perspectiva de queda e o financiamento pelo IPCA acabam deixando uma dúvida na mente do consumidor. O que é melhor, aguardar uma queda maior da taxa de crédito imobiliário ou aproveitar agora a oportunidade?
A questão é que se o país aponta para boas oportunidades adiante, o cenário internacional pode não colaborar muito para isso.
Segundo os especialistas, há uma conjuntura de três fatores que pode causar reflexos no mercado imobiliário brasileiro: o agravamento da crise comercial entre Estados Unidos e China, a sinalização de juros de longo prazo mais altos nos EUA e a previsão de um crescimento mundial menor.
Caso esse cenário se confirme, é bastante provável que haja uma desvalorização do real em relação ao dólar. Para compensar, o Banco Central provavelmente voltará a aumentar a Selic, influenciando nos juros do crédito imobiliário.
Diante da dúvida, o melhor caminho para quem busca a casa própria é buscar uma consultoria imobiliária especializada. Dessa forma é possível analisar o que é melhor em cada caso e conseguir fazer o melhor negócio de forma consciente e bem orientada.
A CAD – Assessoria Imobiliária tem os melhores profissionais do mercado. Venha conversar com um dos nossos corretores e descubra como aproveitar a melhor oportunidade!