Quem não vê a hora de se livrar de vez do aluguel precisa saber o que é consórcio imobiliário. A solução é perfeita para quem não tem disciplina para poupar, mas faz questão de morar no que é seu.
Veja o que é consórcio imobiliário e descubra a opção perfeita para garantir o sonho da casa própria.
Para saber o que é consórcio imobiliário pense no funcionamento de um consórcio de carro. É bem parecido, só que, nesse caso, é possível comprar tanto uma casa ou apartamento quanto um terreno para construir ou mesmo pagar a reforma da sua casa.
Então imagine um grupo de pessoas com o mesmo objetivo: comprar uma casa. O problema é que ninguém tem o valor necessário para adquirir o bem à vista, mas podem dispor de uma mesma quantia “x” todos os meses durante 10 ou 15 anos.
Assim, todos os meses é possível comprar pelo menos uma casa, que é sorteada entre os integrantes do grupo. É isso o que é o consórcio imobiliário, um grupo de pessoas reunidas em torno do mesmo objetivo, só que com o processo sendo gerenciado por uma administradora.
De acordo com a Associação Brasileira das administradoras de Consórcio (Abac), o consórcio imobiliário oferece crédito a médio e longo prazo, podendo chegar a 180 meses para pagar.
Além disso, o valor emprestado também varia, podendo chegar a R$ 1 milhão. No entanto, uma das maiores vantagens é que, ao contrário de outros tipos de financiamentos, o consórcio imobiliário não tem juros.
Por isso, uma quantidade cada vez maior de pessoas procuram saber o que é consórcio imobiliário. O consorciado paga apenas uma taxa de administração, que fica em torno de 0,15% a 0,2% ao mês. No total isso fica entre 18% e 20% do valor total do consórcio.
Ou seja, no consórcio imobiliário não há surpresas, já que o percentual é fixo. Em um contrato de 120 meses, por exemplo, você pagará 0,15% por mês de taxa de administração durante todo o período.
Há ainda um fundo de reserva, que visa proteger o grupo em caso de inadimplência de alum membro, por exemplo. Esse valor é devolvido proporcionalmente aos integrantes se não for utilizado.
Da mesma forma, há também um seguro de vida e um seguro de operações, que também protege o grupo contra uma quebra de contrato. O fundo e os seguros variam de acordo com a administradora, por isso é interessante pesquisar para conseguir as melhores taxas.
Por isso, ao saber o que é consórcio imobiliário veja se você se enquadra nesse perfil. A modalidade é ideal para quem quer comprar imóvel mas não tem pressa, já que a carta pode ser contemplada a qualquer momento do período do contrato.
É uma ótima opção, por exemplo, para aumentar o patrimônio da família adquirindo um segundo imóvel.
Por outro lado, é uma solução também para quem não tem disciplina para poupar o valor da entrada, por exemplo. Uma vez assinado o contrato do consórcio, a pessoa é obrigada a depositar esse dinheiro todos os meses.
Por outro lado, o consórcio imobiliário também tem muito menos burocracia do que um financiamento feito pelo banco. Existe uma análise de crédito, mas ela é bem mais flexível do que a das instituições financeiras.
Por isso, esse tipo de consórcio é muito procurado também por quem não se encaixa nas exigências dos financiamentos imobiliários bancários.
É o caso, por exemplo, de quem tem dificuldade em declarar uma renda fixa, como os profissionais autônomos, ou restrição ao crédito. Nesse último caso, no entanto, é preciso que a situação esteja regularizada para que possa receber a carta de crédito.
Há várias formas de conseguir a carta de crédito para comprar sua casa. Uma delas é a contemplação através de sorteios mensais ocorridos durante as assembleias.
Todos os participantes que estão com os pagamentos em dia têm chances iguais de serem contemplados. A quantidade de cotas e sorteadas, no entanto, varia de acordo com o tamanho do grupo e com a administradora.
Conforme os meses vão avançando, aumentam as chances de contemplação por sorteio. Isso acontece porque quem já foi sorteado automaticamente sai da disputa, deixando o número de participantes menor.
Outra forma de conseguir uma carta contemplada é através dos lances, uma espécie de adiantamento de parcelas. Essa opção é ideal para quem tem uma reserva financeira, por isso a dica é poupar pelo menos o equivalente a 25% do valor da carta.
Ao ser contemplado por lance, as demais parcelas deverão continuar sendo pagas, sem alteração de valor, até o final do contrato. A vantagem é que você já poderá estar morando na sua casa própria.
Há três tipos de lances que podem ser feitos. O lance fixo é quando o consorciado contribui com um percentual mensal além da parcela do consórcio. Esse porcentual é definido pela própria administradora. A carta é antecipada para quem tiver a cota mais próxima da última sorteada.
O lance livre é como se fosse um leilão. Os consorciados fazem um lance e o maior tem a carta contemplada. Já o lance embutido é oferta de um percentual do valor da carta de crédito. Essa quantia é então abatida do valor final que será recebido. É contemplado quem oferecer o maior lance.
Quando a carta de crédito contemplada é liberada, não vai para o consorciado. O valor é depositado diretamente na conta do vendedor do imóvel escolhido.
É possível pegar o dinheiro em mãos, mas o Banco Central estipula que, nesse caso, é preciso estar com todas as parcelas quitadas e esperar 180 dias para a liberação do dinheiro.
Quer saber mais sobre o que é consórcio imobiliário? Converse com os consultores da CAD Assessoria Imobiliária e veja como conseguir seu imóvel dos sonhos!